História
O INSS foi criado com base no
Decreto nº 99.350 de 27 de junho de 1990 mediante a fusão do Instituto de
Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS), com o Instituto
Nacional de Previdência Social (INPS),1 mas
algumas de suas funções contemplam direitos que já haviam sido estabelecidos
desde os tempos do império.2
Compete ao INSS a operacionalização do reconhecimento dos direitos da
clientela do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que atualmente abrange
mais de 40 milhões de contribuintes. O Instituto possui em seu quadro
administrativo quase 40.000 servidores ativos, lotados em todas as regiões do
País, que atendem presencialmente mais de quatro milhões de pessoas todos os
meses. Conta com uma rede altamente capilarizada, de cerca de 1.200 unidades de
atendimento, as chamadas Agências da Previdência Social (APS), presentes em
todos os estados da Federação.
Trata-se de um mecanismo democrático, que ajuda a minimizar as
desigualdades sociais. A renda transferida pela Previdência é utilizada para
assegurar o sustento do trabalhador e de sua família quando ele perde a
capacidade de trabalho por motivo de doença, acidente, gravidez, prisão, morte
ou idade avançada.
Redução da Pobreza
Um dos papéis mais importantes desempenhados pelo INSS é o de reduzir a
presença da pobreza no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo IPEA em 2008 revelou
que se fossem retirados todos os benefícios pagos atualmente pela Previdência
pública (aproximadamente 16 bilhões de reais por mês), o número de pobres no
Brasil cresceria em mais de 21 milhões passando de 29,18% para 40,56%.3 Já
o número de pessoas em extrema pobreza (aqueles que ganham menos de um quarto
de salário mínimo per capita) praticamente dobraria, aumentando em 17 milhões.3 O
número de beneficiários do sistema previdenciário brasileiro corresponde a 28
milhões de pessoas.
Os números acima revelaram a importância do INSS, enquanto responsável
pela operacionalização do Regime Geral de Previdência, na vida das pessoas, na
economia familiar e, principalmente, no desenvolvimento econômico, político e
social dos municípios brasileiros.
Ao longo desses 21 anos de serviços prestados, o INSS vem trabalhando
com foco na profissionalização da gestão, na melhoria das condições de trabalho
para os seus servidores, na modernização da sua rede de atendimento e da
infraestrutura tecnológica e, principalmente, na desburocratização dos
processos de trabalho e na qualificação do atendimento prestado aos
trabalhadores brasileiros.
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